sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Filme como ferramenta pedagógica

Na aula do dia 16/06/2011 da disciplina reursos didáticos administrada pela professora Patrícia, a turma expos planos e/ou propostas de aulas através de filmes, como uma ferramenta para o ensino, em especial de língua inglesa. O trabalho foi elaborados por grupos, onde cada um teve a liberdade de procurar um filme e dele tirar aproveitamento no desenvolvimento educacional dos alunos.
Eu (Marcia) juntamente como a amiga e aluna Juliana elaboramos um plano através do filme PRECIOUS (PRECIOSA). Esse retrata vários temas polêmicos da sociedade atual, e por ser polêmico, queiremos deixar claro o cuidado de se trabalhar com o próprio. É um filme que trata de um drama vivido por uma garota com apenas 16 anos chamada “Claireece Preciosa Jones”, que convive com o preconceito por ser pobre, negra, analfabeta e obesa, onde aqueles que deveriam zelar pela sua integridade física e sua educação a fazem sofrer diversas privações e humilhações. Agredida não só verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os 03 anos de idade, teve dois filhos, sendo uma com síndrome de daw.

Os assuntos abordados são: A violência doméstica, o abuso sexual,gravidez na adolescência, o preconceito (por a protagonista ser pobre, gorda, analfabeta), a obesidade,a pedofilia, etc.

Ao relatar a comovente história de Preciosa, o autor atingiu seus objetivos, trazendo ao espectador uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fizeram com que Preciosa seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos. Apesar de ter motivos para se tornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe uma outra realidade diferente da que ela foi criada, fazendo-a acreditar num futuro melhor.

Enfim é um filme brilhante, que possui uma dimensão de temas a serem trabalhados. Dessa forma, a baixo segue o trabalho elaborado por nós, dá proposta de como trabalhá-lo em sala, tanto socialmente como pedagogicamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário