terça-feira, 31 de maio de 2011

O Lúdico na Aprendizagem

como forma de aprender "jogando e/ou brincando"

Segundo PIAGET “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. 

O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu (TEZANI, 2004).

O jogo é mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo. A importância da inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Brinquedos não devem ser explorados só para lazer, mas também como elementos bastantes enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. (CAMPOS)

Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp140.htm acesso em 31de Março de 2011 às 14 hs.


Diante do exposto, confeccionei um BINGO para aula de língua inglesa, tendo como público alvo o  6oano do ensino fundamental, com  imagens, onde cada imagem representava uma profissão na língua supra citada acima. O objetivo era fazer com que os alunos socializasse a pronúncia de cada profissão em inglês, a sua respectiva figura, ou seja, cada palavra a ser sorteada, era pronunciada, e marcada pelos alunos  se os mesmos as encontrassem nas suas respectivas cartelas, utilizando-os de grãos. Trabalhando a memorização e o acréscimo do seu vocabulário. Assim se conclui à apresentação, sendo válido salientar, que o BINGO pode ser construído e/ou elaborado de várias formas e dimensões.







Criei ainda um BINGO DOS DESEJOS, esse foi elaborado com 25 adjetivos em inglês, para um público do 9o Ano do ensino fundamental, onde os alunos iriam escolher dez desses, à cada palavra sorteada o aluno iria marcando as que estivessem entre suas escolhidas, e o vencedor além de enriquecer  seu vocabulário, estaria sendo premiado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário